terça-feira, 22 de junho de 2010

O inigualável Van Morrison!!!

George Ivan (Van) Morrison nasceu em 31 de agosto de 1945 e cresceu em Bloomfield, Belfast, Irlanda do Norte como o único filho de George Morrison, um estaleiro trabalhador e Violet Stitt Morrison, uma cantora e dançarina amadora na juventude. Van foi exposto à música desde a mais tenra idade, com seu pai, trabalhou em Detroit, em uma loja de discos de jazz, blues e country and western. O gosto musical do pai foi passado para ele. Cresceu ouvindo artistas como Jelly Roll Morton, Ray Charles, Lead Belly e Solomon Burke. Para um artigo da revista Rolling Stone de 2005 declarou "Esses rapazes foram minha inspiração. Se não houvesse aquele tipo de música, eu não poderia fazer o que eu estou fazendo agora."

Os pais de Van Morrison, observando o interesse pela música do filho, compraram uma guitarra quando ele tinha doze anos de idade. Morrison aprendeu a tocar acordes simples, enquanto estudava a canção em livros. Ele logo formou uma banda chamada Sputniks, na escola, com amigos. Eles tocaram em alguns locais, como cinemas, clubes... Aos quatorze anos, ele formou outra banda, Midnight Especial. Quando esta banda se desfez, queria aderir à Thunderbolts, mas desistiu porque sabia apenas tocar guitarra. Depois de pedir ao pai para compra-lhe um saxofone, Van teve aulas de sax tenor e teoria musical com George Cassidy, um professor local, com quem teve aulas por um mês. Em seguida, ingressou na Thunderbolts, tocando nos arredores da cidade. O jovem Morrison já era conhecido por sua natureza lacônica e a sua inabilidade para conviver com os membros da banda. Sua mãe o ajudou, dizendo que ele deveria procurar mais, saber ouvir as pessoas e se tornar mais maleável. Segundo a sua mãe, "Van disse-me que não era que ele não queria falar, mas porque música invadiam-no através da sua cabeça o tempo todo".
Com o tempo, Van aprendeu a tocar teclado, piano, gaita de boca, flauta, pistão e até bateria! Com sua voz anasalada e um estilo apaixonado de cantar, Van Morrinson encanta! Um dos meus ídolos musaicais, ao lado de Elvis Presley, Little Richards, Chuck Berry, Johnny Cash e Jerry Lee Lewis.

3 comentários:

  1. Salve, Sergio!

    Há muito tempo pensava em 'blogar' sobre coisas que vivi ou que penso, mas nunca tive coragem. Mas vendo o seu blog, resolvi arriscar pra ver no que dá.
    Dá uma passada lá pra ver e diz como ficou, ok?

    http://catamilhografando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ôpa, Jones, beleza???
    Cara, um blog seu vai ser muito interessante, vc é um cara de belo passao e presente e com futuro bacana pela frente... Tem é coisa pra contar!!! Vou vizitar e seguir!!!
    Abração!!! E vau por ter se inspirado aqui, cara!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal cara, o bom do blog é poder divagar sobre assuntos de que tanto gostamos.

    ResponderExcluir